sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cassel destaca importância da Agricultura Familiar para o desenvolvimento do País


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participou nesta quarta-feira, 14, da sessão inaugural da Conferência Internacional “Dinâmicas da transformação rural nas economias emergentes", em Nova Delhi, Índia, organizada pela Comissão Nacional de Planejamento e pelo Instituto para o Desenvolvimento Humano da Índia. A iniciativa tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Brasil, do Departamento de Desenvolvimento Rural e Reforma Agrária da África do Sul, do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento do Conselho de Estado da China e do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento Rural. A Conferência foi aberta pela Presidenta da Índia, Pratibha Devisingh Patil, que convidou os representantes da Índia, Brasil, China e África do Sul a juntar os esforços para "buscar novos paradigmas de desenvolvimento rural que tragam a segurança alimentar, a criação de emprego e renda no meio rural e empoderamento das comunidades rurais e das mulheres no planejamento e na execução das políticas publicas". A Presidenta Pratibha Patil mencionou a experiência da estratégia Fome Zero do Brasil como "marco de referência para o debate e a ação internacional contra a fome e a pobreza".
Visão do Brasil Após participar da sessão inaugural, o ministro Cassel apresentou painel sobre a ‘Visão Pais’ do Brasil, ilustrando a experiência brasileira de apoio à agricultura familiar, destacando sua contribuição fundamental para o desenvolvimento econômico e social do País.
Cassel ressaltou a centralidade da agricultura familiar no âmbito da estratégia Fome Zero. "A estratégia Fome Zero", destacou, "é composta por medidas de natureza emergencial, tais como, o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-LOAS), e medidas estruturantes como a Reforma Agrária, o fortalecimento da Agricultura Familiar e a criação de emprego e renda".
"No marco desta estratégia", continuou, "a atuação do MDA buscou o fortalecimento da agricultura familiar como setor econômico e social estratégico pela busca de soluções para três grandes desafios do desenvolvimento do século XXI: a segurança alimentar, a busca de uma nova matriz energética para superar a dependência dos combustíveis fósseis e as mudanças climáticas". "Para o fortalecimento da agricultura familiar", ilustrou o ministro a seus colegas de Índia, China e África do Sul, ,“formulamos e implementamos ‘políticas publicas de primeira geração’ (reforma agrária, crédito, seguro de clima e de preço, assistência técnica e extensão rural, programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar, programas de documentação das mulheres rurais e acesso a direitos) e de ‘segunda geração’ (os programas Mais Alimentos, Terra Legal e Territórios da Cidadania)”. Cassel disse que "a combinação entre medias estruturantes e medidas emergenciais resultou num inédito progresso nas condições de vida de milhões de brasileiros e brasileiras. 24 milhões de brasileiros e brasileiras superaram a linha da pobreza, dos quais, 4,8 milhões vivem no campo, e o Brasil conseguiu alcançar a primeira Meta de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, de reduzir pela metade a pobreza extrema em 2005, dez anos antes da meta estabelecida pela ONU".
"O avanço da agricultura familiar", continuou o ministro, "pode ser inferido pelo aumento do número de estabelecimentos rurais do setor, que respondeu quase exclusivamente pelo aumento de 4,9 a 5,2 milhões de estabelecimentos entre 1996 e 2006, e pela redução da área média dos estabelecimentos de 73 para 68 hectares no mesmo período".

Nenhum comentário:

Postar um comentário