domingo, 2 de maio de 2010

VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE ESPINOSA/MG


Espinosa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 14º55'34" sul e a uma longitude
42º49'09" oeste, estando a uma altitude de 570 metros. Sua população estimada em 2004 era de 31.169 habitantes.
Economia
O setor industrial do município é composto por cerâmicas, por fábrica de laticínios, várias facções de confecções, lojas e supermercados. Há várias usinas abandonadas na cidade devido ao fim do ciclo do algodão, cujas lavouras foram destruídas pelo bicudo.
História
Os sertões do norte de Minas eram habitados pelos índios tapuias por ocasião do descobrimento do Brasil. Meio século mais tarde, no Governo-Geral de Tomé de Souza, foi organizada uma expedição para visitar a região. O comando era do espanhol Francisco Bruza Espinosa.
A expedição seguiu pelo sul do litoral baiano, atravessou o vale do Jequitinhonha e atingiu o rio São Francisco. A ação de colonização aconteceu muitos anos depois, quando, em 1690, o regente do São Francisco, Antônio Guedes de Brito, se estabeleceu com 200 homens armados na serra Geral, hoje município de Jacarací, na Bahia. Ali bem perto formou-se o povoado de Lençóis do Rio Verde - denominação que se explica pelos lençóis postos a secar no rio pelas lavadeiras da região.
Esse povoado ficava nos arredores de uma antiga capela, que mais tarde tornou-se a matriz de São Sebastião. Em 1859, criou-se o distrito de Lençóis, ligado ao município de Rio Pardo. Posteriormente, em 1923, sob a denominação de São Sebastião dos Lençóis, é elevado a município, desmembrado de Monte Azul. O nome Espinosa é instituído depois, em homenagem ao desbravador do local. O ponto mais alto do município é de 1645 metros, local: Serra do Pau D'arco

Nenhum comentário:

Postar um comentário